.

#Quote de quinta - 6



Olá pessoal, tudo bom com vocês? Aqui estou eu, postando um quote de quinta na segunda (o que não faz lá muito sentido rs), mas, acho que o livro de hoje tem muita relação com esse período de fim de ano que passamos, afinal, é um período que passamos muito tempo com nossas famílias. Vou postar para vocês quotes do livro “O arroz de Palma”, do autor Francisco Azevedo.


Trata-se de um livro leve, delicado, que trás uma lição muito valiosa sobre família. Confesso que a poesia do autor em sua escrita me emocionou muito e suas palavras ficaram gravadas em minha memória, sendo esta uma leitura cinco estrelas do ano passado. Sem mais delongas compartilho com vocês essas palavras doces, sinceras e emocionantes. Espero que gostem!

Agora, graças à ausência da figura mais querida, o álbum de família está completo. A morte conseguiu o que a vida não ousou


Família é prato difícil de preparar.  São muitos ingredientes.  Reunir todos é um problema... Não é para qualquer um.  Os truques, os segredos, o imprevisível.  Às vezes, dá até vontade de desistir... Mas a vida... sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite.  O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto; é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria?  Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele, o que surpreendeu e foi morar longe.  Ela, a mais apaixonada.  A outra, a mais consistente... Já estão aí? Todos? Ótimo! Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados.  Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola.  Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona.  E a gente chora mesmo.  De alegria, de raiva ou de tristeza.  Primeiro cuidado:  temperos exóticos alteram o sabor do parentesco.  Mas, se misturados com delicadeza, estas especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar, tornam a família muito mais colorida, interessante e saborosa.  Atenção, também, com os pesos e as medidas.  Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto:  é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa:  é preciso ter boa mão, ser profissional.  Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte. Às vezes, o ídolo da família, o bonzinho, o bola cheia que sempre ajudou, azedou a comida só porque meteu a colher.  O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita.  Bobagem! Tudo ilusão! Família é afinidade, é à Moda da Casa.  E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito. Há famílias doces.  Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada. Seria assim, um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.  Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo.  Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir. Enfim, receita de família não se copia, se inventa.  A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia.  A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança.  O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer.  Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro.  Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete!

7 comentários:

  1. Heey!
    Eu ainda não conhecia o livro e achei o título um tanto quanto inusitado haha
    Gostei dos quotes ^^
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Pollyana!!!

    Eu não conhecia o livro e com os Quotes, fiquei muito interessada na leitura. Vou coloca-lo na lista de futuras compras.
    Adorei o blog!!
    bjs
    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2016/01/sorteio-ano-novo-livros-novos.html

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a capa, achei que era um livro de receitas, ou de dieta. Que engraçado. Amei esse quote onde diz que a morte conseguiu o que a vida não ousou. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas bastou esse quote, pra me deixar interessada.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!
    Não conhecia o livro, mas me apaixonei nessa premissa. Fora que as quotes escolhidas foram sensacionais - e cá entre nós, elas dizem muito sobre o livro - Com certeza vou buscar saber mais sobre a obra ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que capa linda e chamativa, a história parece ser bem interessante e inusitada, com as metáforas! Adorei conhecer e os quotes! Biejos
    http://overdoselite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha me marcou muito essa sua frase "Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete", por que é verdade, mas uma verdade que doí, pois quando temos os momentos bons em família, queremos sempre e sempre.
    Parabéns pelo post.

    Beijos
    devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Não conhecia esse livro,adorei os quotes e é bem isso, família é complicado,mas ninguém vive sem ela,a capa tá muito linda,mas um pra minha lista que só cresce.


    Bjss

    ResponderExcluir

Pollyanna Campos

Mineira, apaixonada por livros, advogada, viciada em romances de época, séries e café. Ama viajar, ouvir a mesma música, ver os mesmos filmes, reler suas citações literárias favoritas e cuidar de suas plantas.




Caixa de Busca

Seguidores

Instagram

Youtube


Posts Populares

Destaque

Resenha #310: TRÊS

  Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje é dia de conversar um pouquinho sobre “ Três ”, escrito pela autora  Valérie Perrin !

Arquivos

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Entre Livros e Filmes

Entre Livros e Séries