Entre Livros... e trilhas sonoras #3

Quem nunca leu um livro e ficou imaginando uma trilha sonora que combine com ele? Ou qual música pertenceria àquele casal principal, caso ele tivesse uma música?! Pelo menos uma vez na vida todos fizeram ou farão isso. A coluna Entre livros... E trilhas sonoras é um espaço onde relaciono músicas com as histórias dos livros que li.

***

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje após um longo e tenebroso inverno, resolvi reativar essa coluna do blog! O livro que escolhi para tentar relacionar com algumas músicas foi A lista de Brett, um livro muito sensível, onde aprendemos lições como sair do comodismo, lutar por nossos sonhos e correr atrás de nossa felicidade, sem se deixar abater pelo medo do desconhecido. Um livro que nos fala sobre dar um sentido a nossas vidas, sobre deixar nossa marca no mundo. (confira a sinopse no skoob) !

As músicas que escolhi tendem para este sentido, então, nenhuma delas trará spoilers, podem ler sem medo! haha

Para começar com chave de ouro, resolvi escolher uma música nacional da qual gosto muito, que tem muita relação com a personagem no início do livro e a pessoa que ela se torna no final da obra. No início da história, Brett é uma adulta acomodada que perde a mãe, que também era sua melhor amiga. Sua mãe deixa uma condição para que ela receba sua herança - cumprir os itens de uma lista que Brett fez quando ainda era adolescente. Nossa personagem principal acha aquilo um absurdo, afinal, ela não é mais aquela garotinha que escreveu a lista, mas, passa a cumpri-la. Ao contrário do que acreditava, aquela menina que escreveu aquela lista sempre esteve ali e nunca tentou realizar seus sonhos por medo. Vários trechos dessa música me remetem a história, espero que gostem da escolha.


Desculpe
Estou um pouco atrasado
Mas espero que ainda dê tempo
De dizer que andei errado
E eu entendo
As suas queixas tão justificáveis
E a falta que eu fiz nessa ‘semana’
Coisas que pareceriam óbvias
Até pra uma criança

Outra música que passava por minha cabeça ao decorrer da leitura é I was here, da maravilhosa/dona do mundo Beyoncé! rs Brincadeiras à parte, esta é uma das minhas músicas preferidas da cantora e acho que se encaixa bem com a história de Brett, e acredito que é uma mensagem a ser deixada para todos. Separei trechos da música que acredito que combinem com o livro e espero que gostem!


"Eu estive aqui
Eu vivi, eu amei
Eu estive aqui
Eu fiz, eu tenho feito
Tudo que sempre quis
E foi mais do que eu esperava que fosse
Deixarei minha marca para que todos saibam que
Eu estive aqui"

"Quero dizer que vivo cada dia, até morrer
Eu sei que representei algo na vida de alguém
Os corações que toquei serão as provas que deixarei
Que eu fiz a diferença, esse mundo verá que eu estive aqui"



Bem. por último, resolvi colocar uma música que é citada no próprio livro. Blackbird, dos Beatles, é uma de minhas músicas favoritas da banda. O motivo? A mensagem que a letra nos passa e a história que a mesma representa. Além de tudo isso, a música tem um significado muito especial no livro, que vocês poderão ter um vislumbre  juntamente com a citação que coloquei abaixo.




_ A próxima música é do álbum duplo dos Beatles, conhecido como Álbum Branco – diz Jhonny. – Embora os créditos mencionem Lennon e McCartney, essa canção foi na verdade escrita por Paul enquanto ele estava na Escócia, durante a primavera de 1968. A tensão que se agravava nos Estados Unidos entre negros e brancos o inspirou a reagir. – Ele passa os dedos por uma corda da guitarra. – Na Inglaterra, a palavra Bird é uma gíria que quer dizer mulher”.  Ele toca as notas do riff introdutório da canção. Quando abre a boca, a voz de um anjo ressoa. Deixo escapar um choro destroçado. Ele canta sobre um pássaro negro que está com as asas quebradas, ansiando por voar, por ser livre. Por toda sua vida, o pássaro vinha esperando que um único momento chegasse.Penso em minha mãe, presa com dois filhos pequenos e um marido que ela não amava. Ela também deve ter ansiado por ter asas.Penso em mim mesma, que esperei durante toda minha vida para que este momento chegasse.


Bem pessoal, essas foram minhas escolhas! O que acharam? Já leram este livro? Se sim, quais musicas entrariam nas sugestões de vocês? Não deixem de comentar! Beijos e até o próximo post!

Créditos a mermã branquinha Nádia Mendes! ♥

23 comentários:

  1. Oii, a eu sou meio doida eu gosto e não gosto de playlist nos livros, tem horas que eu até gosto de ver, mas na verdade eu gosto de eu mesma imaginar ela, sei lá, mas sim muitos livros tem suas play list e são ótimas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não li esse livro mas já tenho visto comentários positivos a respeito do mesmo. Fiquei curiosa pela leitura e gostei da sua playlist. Espero poder ler em breve e venho lhe contar quais músicas eu escolheria haha.

    Abraços
    Olá,

    Nossa eu amo essa história, de verdade. Os personagens, principalmente o Travis são encantadores e não sei você já leu os dois livros que lançaram dos irmãos dele, que são excelentes também. A autora soube criar uma série chiclete, com um excelente enredo e com casais incrivelmente cativantes. Fico feliz que você também tenha gostado tanto da história.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro dar trilhas sonoras aos livros ou procurar se já tem. Inclusive gosto bastante de ler escutando música. Adorei as que você citou na postagem, especialmente por se tratar do livro A lista de Brett. Gostei bastante da escolhida da Beyonce (I was here).
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Eu nunca li esse livro, mas creio que já ouvi falar sobre ele. Achei bem bacana essa coluna! E realmente, às vezes temos a nossa própria escolha de trilha sonora para um livro, e isso é massa <3
    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu acho que não levo muito jeito para montar playlists para livros, rsrs, admiro quem consegue. Eu ainda não li esse livro mas tenho vontade, ainda mais depois de ver que você escolheu uma música do Nando Reis que amo e que combina com o livro.

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa coluna, eu não tenho esse dom de conseguir criar uma playlist durante a leitura, na verdade enquanto leio nem penso em música nenhuma! Hahahaha
    Gostei muito da sua lista!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?

    Eu amo livros que tenha playlist, mas não tenho imaginação o suficiente para associa-las caso não tenha. :/
    Eu ainda não fiz a leitura desse livro, e agora fiquei super curiosa para ler. Adorei as suas escolhas, só artistas incríveis e cheios de sensibilidade.

    Beijos,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Amei essa ideia da playlist e acho que durante a leitura é super legal você relacionar duas coisas ótimas e criar uma melhor ainda.
    Não li esse livro mas pelo que já ouvi falar dele essas músicas tem haver com a história.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem??

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro... Mas admito que fiquei bem curiosa pra ler, gostei muito da premissa! Ah, eu AMEI essa coluna <3 gosto de todas as músicas escolhidas, mas principalmente da primeira! Parabéns, mesmo não lendo, as musicas conversaram perfeitamente com a sinopse do livro

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!!

    Que ideia maravilhosa! Eu Não li esse livro ainda,mas essa ideia de livros com listas. Gostei bastante das suas escolhas . Espero ler em breve e voltar para conferir se concordo com suas escolhas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Adorei essa postagem! COnfesso que não imaginei essas músicas durante a leitura, mas sempre tenho uma em mente quando começo a a leitura de um livro. Eu já li esse livro e ele é muito fofo! Com certeza, cabem ainda muito mais músicas para compor essa linda história \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li um livro e pensei em uma trilha sonora, nem mesmo pensei em uma música para uma cena, um casal ou uma personagem... não sou nada musical, e não consigo nem ouvir playlists criadas por autores ou fãs porque ou leio ou ouço a música... hehe... Quando ouço algo é MPB, e não li esse livro, mas se Por onde andei tem a ver com ele com certeza vou querer conferir!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona eu amei as escolhas das músicas ainda não li esse livro, li o outro da autora e amei sua escrita. Com certeza já já irá para lista de leitura, adoro Nando Reis, parabéns pela coluna. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi linda
    Li um romance que todo o livro trazia várias músicas sendo citadas e eu adorei,porque combinavam perfeitamente com todos os acontecimentos e o casal principal e Black Bird dos Beatles é maravilhosa e tocante.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Oie
    eu to louca para ler esse livro da autora pois li Doce perdão e adorei, a narrativa dela é linda, e sempre ouço elogios sobre esse, muito legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu adoro ler ouvindo música e acho que sempre escolho músicas parecidas com o clima da história que estou lendo. Achei bem bacana essa sua ideia
    Ainda não li esse livro,mas achei interessante sua premissa. E adoro a música do Nando Reis que você colocou como uma das trilhas sonoras.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Bom, eu não posso recomendar uma música para estar aqui pois infelizmente não li o livro. Mais tentando associar as letras das músicas que você citou e com o pouco que sei do livro só posso concluir que a história é incrível. E falando nas músicas, essa dos Beatles é maravilhosa mesmo. Também gosto bastante dela. Espero que volte mais vezes com a coluna, ela é bem legal.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  18. Oi

    não posso concordar, ou não com as suas escolhas pois não li o livro, porém, no geral, gostei das escolhas!!!

    mas se há uma coisa que eu não consigo fazer é relacionar livros com músicas! Não dá!

    hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, que post mais legal...adoro escutar música enquanto leio, toda obra tem uma trilha sonora que combina perfeitamente com o enredo. Eu ainda não li esse livro, mas acredito que as músicas que você selecionou representem bem tudo o que se passa na história.

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Oioi! Tudo bem?
    Já vi o livro A lista de Brett, mas nao sabia do que se tratava direito.
    Achei muito legal as musicas que escolheu para retratar os elementos do livro, um post diferente do que estamos acostumados.
    Achei de uma sensilibidade unica, adorei!
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  21. Olá, muito bacana sua coluna de relacionar música com os livros. Eu para ser sincera não li ele ainda, mas gostei muito das tuas escolhas de músicas, principalmente da dos Beatles, amei e me deixou bem curiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oiiiii

    Morro de vontade de ler esse livro justamente por resenhas que vejo. Adorei essa coluna que você trouxe e realmente quando estou lendo imagino algumas musicas. Adorei as escolhas e mesmo sem ter lido acho que devem combinar certinho.

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Adorei o post, tanto a ideia como a relação de músicas escolhidas! Alguns livros simplesmente nos remetem a músicas específicas, então acho muito legal expor. Um livro que foi feito de trilha sonoras - e cuja adaptação em filme é ótima também - é o Nick & Norah: Uma Noite de Amor e Música, recomendo!
    Bejos, Bel
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir