Resenha #88: A garota que perseguiu a lua

Título: A garota que perseguiu a lua
AutoraSarah Addison Allen
Editora: Planeta
Nº de Páginas: 243

Como você pode achar seu caminho? Seguindo as nuvens ou a lua? Emily Benedict foi para Mullaby após a morte de sua mãe. Ao chegar à cidade e conhecer seu avô ela percebe que os mistérios do lugar nunca são resolvidos: eles são uma forma de vida. Existem quartos cujo papel de parede muda de acordo com o seu humor, luzes estranhas aparecem no quintal à noite e Julia Winterson, a vizinha, consegue cozinhar a esperança em forma de bolos. Emily percebe que sua mãe esteve envolvida no maior mistério da cidade, e conta com a ajuda de Julia para desvendá-lo. Em Mullaby nada é o que parece.

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Sei que ando bem sumida daqui e de todas as minhas redes sociais – e peço desculpas por isso – mas, devido a alguns contratempos e um desânimo enorme que surgiu nas últimas semanas, eu acabei não postando nada. Sei que isso não é legal, mas, preferi dar uma sumida a postar qualquer coisa só por postar.


Bem, chega de enrolações e vamos falar sobre livros! Rs O livro da vez é “A garota que perseguiu a lua”, um dos que estavam em minha meta de leitura desse ano e em minha estante a mais de um ano e meio, então, bora falar um pouquinho sobre a história e minhas impressões após a leitura!



Emily parte para Mullaby após a morte de sua mãe, para viver em uma cidade estranha, com um avô de quem nunca havia ouvido falar. Ao chegar lá, percebe certa hostilidade de algumas pessoas da cidade, apenas por ser filha de quem era. Sem entender ao certo o porquê daquela atitude, Emily busca respostas sobre o passado da mãe e o que fez com que ela abandonasse aquela cidade. A mulher que ela conheceu em toda sua vida era honesta e engajada em causas que beneficiassem o próximo, então porque aquela cidade a enxergava como uma pessoa cruel e superficial?

Além dos segredos a desvendar, ela ainda tem que lidar com a aproximação de seu avô, com luzes misteriosas que aparecem em seu quarto e passeiam pela cidade, bem como tentar entender um papel de parece que parece se modificar de acordo com o seu estado de espírito.

Em meio a um universo que envolve fantasia, veremos Emily descobrir que toda história tem dois lados, a importância da família, da busca pela verdade e da amizade. 



Como já falei com vocês no meu vídeo de metas literárias, adquiri esse livro apenas pela capa maravilhosa – e porque na época estava apenas dez reais no submarino rs – então não tinha muitas expectativas com a leitura.

Quando procurei saber um pouco mais sobre a obra, vi diversas blogueiras das quais considero muito a opinião, falando super bem desse livro, e sobre sua delicadeza e como o mesmo as encantou.

Bem, comigo não funcionou bem assim. Sarah Addison Allen desenvolveu uma obra leve, de leitura fácil e agradável, nada mais que isso. Achei a história realmente delicada, mas, não consegui sentir empatia por nenhum dos personagens, nem em relação aos relacionamentos que surgiram ao decorrer da trama.

O livro envolve sim fantasia, mas, trata de temas como a descoberta de si mesmo, a busca pela verdade, os dois lados de uma história, intrigas interioranas e recomeços, mesmo com toda a bagagem emocional que se coleciona ao longo da vida, incluindo nela os traumas e dramas.

Os personagens são ok e todos eles tem um desfecho adequado ao desenrolar da trama, mas, como já disse, nenhum me encantou sabe? Vou evitar citar nomes aqui e as características pois seria impossível fazê-lo sem dar spoilers.

Quanto ao desfecho geral da trama e a descoberta do segredo que envolvia a mãe de Emily, bem, tive vontade de perguntar pra autora: A, é só isso mesmo? Enfim! Ok, mas, nada que vá te surpreender. A autora deixa pistas desde o início do livro e o “mistério” acabando simplesmente sendo mais um elemento do enredo, não necessariamente um clímax.

Resumindo, é uma leitura recomendada caso você procure algo apenas para passar o tempo. É um enredo leve, com uma leitura fluida que vai prender sua atenção, mas, dificilmente será uma história de fantasia que realmente te marcará ou na qual você pensará por muito tempo.

É isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha! Me contem se já leram o livro, se tem vontade de fazê-lo, enfim! Deixem um comentário! Beijos e até o próximo post.


24 comentários:

  1. Olá
    Eu sou apaixonada por essa caPa, mas a sua resenha é a primeira resenha que leio a respeito. Adorei muito a sua resenha e fiquei bem motivada a querer fazer essa leitura também. Legal saber que se passa diante de um enredo leve,o que eu não esperava. Mas com certeza espero podr conferir logo.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tenho este livro na estante já tem tempo e nunca consegui encaixar a leitura dele. A sua resenha, foi uma das menos elogiosas que já li, uma vez que muita gente adora este livro. Fiquei curiosa com o segredo, mas já sei que não devo colocar minha expectativa lá em cima.
    Valeu!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Esse foi um dos livros que abandonei. Não consegui me envolver com a história e por mais vontade que tive, não consegui. Acho a capa linda e fico feliz que você gostou mais do que eu.
    De qualquer forma, amei ver sua opinião.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro, achei maravilhosa a capa e estou com ele na minha lista desse ano. Amei a sua resenha, me fez sentir aquela vontade gostosa de mergulhar nessa leitura! É um livro curtinho onde acaba fluindo mais a nossa leitura e nos prende a atenção de uma forma mais tranquila. Amei!
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que pena que o livro acabou não te agradando tanto... realmente o enredo parece não ter nada "demais". Gosto de tramas mais leves assim, e provavelmente irei gostar da leitura, então anotei a dica. Fora que sempre quis ler algo da autora e sou completamente apaixonada por essa capa. Sua resenha ficou ótima! Adorei saber tua opinião sincera sobre esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já estava super empolgada com o livro, mas fiquei bem decepcionada quando vi que a história é superficial de mais, e que os mistérios são mais simples do que parecem.
    Uma pena né, a capa é tão linda, a proposta é tçao bacana, a autora poderia ter desenvolvido melhor :(

    ResponderExcluir
  7. Oi, confesso que assim como você compraria o livro apenas pela sua capa mesmo sem conhecer sua história. E apesar de ser uma história com fantasia, um certo "quê" de mistério e uma boa história.. ela não conseguiu me cativar :/ Sim, tem uma boa trama, tem o tipo certo de inovação (afinal não é todo o dia que se tem uma parede que muda de acordo com seu humor) e tem mudanças e descobrimentos, mas não sei. Para mim não teve aquele "além" de chamar a atenção e acho que por isso não seria uma das escolhas de leitura para mim no momento. Mas quem sabe mais para frente, certo? Foi muito bom ver sua opinião acerca dessa história e poder ter um conhecimento maior sobre ela!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu sempre quis ler este livro, mas era mais pela capa, confesso...haha' não sou muito fã de fantasia, mas até que gostei da história, lembro de ter gostado dos personagens (porém nenhum me encantou totalmente, assim como aconteceu com você), e o mistério também não foi lá muita coisa. É um bom livro, mas não maravilhosamente bom, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, uma pena que não tenha gostado tanto pois esse é um dos meus livros favoritos, o amo de paixão e sou totalmente apaixonada pelo cenário leve e mágico que a Sarah Addison Allen cria em seus livros, sou louca para ler outros da autora mas eles são bem raros aqui no Brasil

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Olhando somente a capa desse livro, eu também pensaria que o conteúdo iria se refletir nela, mas pelo jeito você se enganou. Eu amo histórias de suspense e mistério, e com certeza ficaria envolvida com a leitura apenas para saber o que a mãe falecida da moça fez para que as pessoas da cidade olhassem para ela dessa forma. É uma pena mesmo saber que a revelação não é tão chocante assim. No entanto, você disse que viu opiniões positivas de outras pessoas e pode ser que aconteça de forma diferente comigo. Com certeza o lerei o dia, visto que é o meu tipo de leitura.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Olhando somente a capa desse livro, eu também pensaria que o conteúdo iria se refletir nela, mas pelo jeito você se enganou. Eu amo histórias de suspense e mistério, e com certeza ficaria envolvida com a leitura apenas para saber o que a mãe falecida da moça fez para que as pessoas da cidade olhassem para ela dessa forma. É uma pena mesmo saber que a revelação não é tão chocante assim. No entanto, você disse que viu opiniões positivas de outras pessoas e pode ser que aconteça de forma diferente comigo. Com certeza o lerei o dia, visto que é o meu tipo de leitura.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    A capa desse livro é realmente linda, sempre tive vontade de comprá-lo justamente por isso, mas fiquei desapontada em saber que a trama é somente okay e que o segredo que envolve a mãe da protagonista não é tão obscuro quanto aparenta ser. Realmente é uma pena que não seja uma história tão cativante assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Nossa fiquei bem interessada no livro, mesmo você não tendo desenvolvido essa empatia, essa coisa toda com a história e nem com os personagens. Achei o título e a capa bem chamativos e convidativos. Vou ler e ver o que eu acho, hehe. Parabéns pela resenha.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas ao ler a sinopse, parecia bacana.
    Porém, ao ler a sua resenha, percebi que ele é um pouco fraco.
    Acho que para um livro nos conquistar, uma das coisas mais importantes é que os personagens sejam carismáticos e que nos apegamos a eles. Mas parece que nesse livro isso não acontece...
    Tinha ficado curiosa com a questão do papel de parede mudar de cor devido ao seu humor, no entanto você disse que a autora dá pistas o tempo e que ficou meio óbvio, então não sei se lerei. Apesar de ser super lenta para mistérios, rsrs.
    Bjss

    Oi!
    Eu sempre ouço as pessoas falando super bem dos livros da autora, mas ainda não li nada.
    Vi quando a Novo Conceito lançou essa, mas não me interessei muito. Acho que daria uma chance para a série de época dela, mesmo não lendo muita coisa de gênero.
    Esse eu realmente passo.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, que bom já saber que é um livro leve e nada mais. Fico tão decepcionada quando vou com bastante expectativas e dou de cara no chão. Mas o livro tem algumas coisas que eu gosto como tralmas, amizades e família e fiquei curiosa para descobrir o segredo da mãe da emily. Mas mesmo assim creio que valeu a leitura já que você pode tirá-lo da meta e matar a curiosidade né.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Confesso que minha vontade de ler esse livro é por conta da capa. A leitura me pareceu bastante mediana para você, o que não é ruim, no todo. Estou me perguntando qual o segredo é revelado no final que te fez sentir dessa forma.
    Acho que é um livro que preciso ler para formar logo uma opinião haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Também tenho este livro na estante há um certo tempo... Amei O Pessegueiro da mesma autora e sou louca para conferir, mas ainda não tive oportunidade. Pena que a leitura não tenha te encantado nem te marcado profundamente, mas como o outro livro dela até hoje é um dos meus favoritos da vida tenho esperanças de que esse funcione melhor para mim que funcionou para você. É muito ruim quando a gente não consegue sentir empatia por nenhum dos personagens, vou torcer para a empatia surgir no meu caso... hehe...

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Sempre tive uma certa curiosidade em ler esse livro, acho que trás um enredo interessante e uma capa muito linda. Fico feliz em ver que ele tem uma história leve e contagiante, com toda certeza lerei alguma hora dessas quando quiser passar o tempo, acredito que para isso seria uma boa. Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    A sinopse do livro não é atrativa, pelo menos não para mim. Depois de ler sua resenha, percebei que não só a sinopse é desinteressante, mas o livro também. Adorei sua resenha e sua sinceridade sobre a obra. Confesso que pela capa e sinopse não leria o livro e pela sua resenha tenho certeza que não vou ler! rsrsrs
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Apesar do que você disse e do que achou da história, me parece que eu gostaria do que leria. Claro que se a gente não consegue se apegar aos personagens e já aconteceu comigo, a leitura trava e aí não rola mesmo. Mas a capa é muito linda mesmo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Faz tempo que quero ler esse livro não só pelas resenhas positivas que já li, mas também porque gostei bastante da proposta do enredo. É uma pena que os personagens não tenham te cativado, nem o enredo, mas ainda assim quero ler...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Ola lindona que pena que a leitura não foi como esperava e os personagens não te cativaram, muitas vezes pode ser o momento da leitura, tente ler em um momento mais leve quem sabe veja o livro de outra maneira. A sinopse em si não me chamou muita atenção, mas amei a capa, e fica a dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Parece aqueles filmes que vão mega bem até o segundo ato e do nada despencam, que morte horrível kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Eu gosto de ler livros nos quais não crio empatia pelos personagens, por incrível que pareça analiso melhor a história e vejo se realmente gostei do que está escrito e não apenas gosto do livro porque os personagens são legais ou fofinhos.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    A capa desse livro é maravilhosa e e também compraria pela capa, mas não deia sorte de encontra-lo a 10,00 rsrs... enfim, já li comentários ótimos sobre essa história de blogueiras que acompanho a bastante tempo e a forma como elas descreveram a história e o que sentiram me deixou curiosa, mas ainda não tive oportunidade de conferir. Que pena que não funcionou com você, mas mesmo assim quero conferir essa história.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir