Entre livros e filmes: Animais Fantásticos e onde habitam


O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-america, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.


Olá pessoal, tudo bom com vocês? Assisti Animais Fantásticos e onde habitam nesse sábado, 19/11 e, como viciada recente no universo criado pela J.K. Rowling, não podia deixar de vir comentar um pouquinho sobre este filme e passar minhas impressões como telespectadora. Como eu disse anteriormente, sou nova nesse universo, então não exijam muito de mim! rs Outra ressalva é que não tenho experiência nem capacidade de ser crítica de cinema, então vou falar apenas o que acabei achando como leiga ok? Espero que gostem!



Se você já leu Harry Potter, já ouviu esse título em algum lugar. O mesmo é citado em um dos livros da franquia, pedido em uma das listas de materiais escolares. O mesmo é escrito por Newt Scarmander (Eddie Redmayne), o protagonista deste filme.

"Mas eu não li a série Harry Potter, nem o guia de animais fantásticos lançados. Vou ficar perdido?" Bem, são obras totalmente independentes, então quem leu o guia, quem não leu, não vai fazer nenhuma diferença! Todos ficamos no mesmo barco! rs


Animais fantásticos e onde habitam, com roteiro de J.k. Rowling, é o primeiro de cinco filmes, e nos apresenta Newt, um ex-aluno de Hogwarts que chega em Nova York com uma maleta repleta de criaturas mágicas. Após uma confusão, alguns de seus animais fogem e o bruxo é obrigado a capturá-los antes que os mesmos exponham ainda mais a comunidade bruxa.

A premissa, que soa um pouco infantil, não contém toda história do filme. O mesmo é repleto de camadas, onde nos são inseridas a "realidade bruxa" em NY, que vem sofrendo uma grande exposição ocasionada por uma criatura mágica misteriosa.

Não posso falar mais nada sobre o enredo em si, para não revelar nenhum spoiler! O que posso dizer é que, apesar de ser um filme mais adulto, afinal, o público de HP cresceu, contamos ainda com um universo repleto de magia e um roteiro que aborda nas entrelinhas temas como medo do desconhecido, repressão, fanatismo religioso, ou seja, muita coisa importante!

O único ponto que me incomodou um pouco foi o  ritmo inicial do filme ter sido um pouco lento. Acredito que isto tenha sido importante para nos introduzir neste novo universo, mas, espero que o mesmo não aconteça nos próximos filmes da franquia.


Newt não se mostra um típico herói. O mesmo é atrapalhado, causando diversas confusões, mas, ao mesmo tempo é muito sensível. Ele realmente ama e valoriza cada uma das criaturas que se encontram em sua mala.

Porpetins Goldstein (Katherine Waterson), vive o papel de uma ex-auror louca para recuperar seu posto, que vê na confusão de Newt sua grande chance, mas, que acaba envolvida com tudo até o último fio de cabelo.

Jacob Kowalki (Dan Fogler) dá um ar mais cômico na trama vivendo o papel de um não-mágico (trouxa), que acaba se esbarrando com Newt e o acompanha - meio que forçado - através de sua jornada.

Os personagens, sendo eles coadjuvantes ou principais, são todos bem construídos e caracterizados. Os principais cativam e faz com que torçamos por eles. Ver a relação dos bruxos americanos com os não-mágicos também é muito interessante.


Se você, assim como eu, ama esse universo mágico criado por JK, esse filme é para você. O mesmo não contém muitos elementos de Harry Potter, mas, é igualmente envolvente. Temos contatos com novos elementos e personagens que nos ganham. É impossível terminar o filme e não esperar pelos próximos, ainda mais com a confirmação de que Dumbledore aparecerá no próximo filme da franquia, para deixar a história ainda melhor!

Espero que tenham gostado dos cometários sobre o filme e que os mesmos não tenham ficado muito confusos. Não deixem de comentar e claro, de assistir a esse ótimo filme!

Beijos e até o próximo post!



25 comentários:

  1. Oie,
    Desculpa, mas não posso ler esse post. Estou correndo de qualquer texto sobre o filme e apesar de até no Youtube só me sugerir vídeos sobre o filme eu estou fugindo. Não quero saber absolutamente nada.
    Estou com altas expectativas sobre a trama, e ansiosa para ver. Não sei como não tive um treco ainda por não ter.
    Acho que realmente deve ser um excelente filme e com um trabalho técnico maravilhoso.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu nunca li a coleção de livros de HP, apesar de querer muito. Então não entendo nada desse universo fantasioso da J. K. Rowlling. Mas fico feliz que tenha gostado do filme, acredito que os fãs da saga vão aamaaaaar! Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Eu também assisti no sábado e estava tão ansiosa que nem sei como aguentei. A atuação de todos foi demais né? Foi tudo fantástico e eu não esperava menos. É muito envolvente mesmo, isso nao ha dúvidas... é mágico! Quero ver de novo haha Vale muito a pena <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Menina estava a procura de algum post, sobre primeiras impressões do filme e adorei encontrar o seu. Gostei de saber que o protagonista é meio atrapalhado e imagino que o inicio do filme ser um pouco lento, é justamente para ajudar na ambientação da história e entendermos melhor esse universos. Fiquei muito empolgada para assistir o filme e espero ver ainda essa semana.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Amei o filme!
    Gostei muito da sua opinião, pois é a mesma que a minha.
    Eu simplesmente adore e espero que os outros filmes venham logo, quero saber mais sobre esse mundo mágico.
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ver esse filme e não aguento mais ver as postagens na internet e só ficar olhando, preciso urgentemente ir ao cinema e matar minha curiosidade de uma vez por todas. Vi muita gente que gostou mas também teve uma galera que não achou lá essas coisas. Chato o começo ser lento mas acredito que seja para isso mesmo, de nos introduzir no novo universo e tal.

    ResponderExcluir
  7. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu adoro Harry Potter!! Na verdade ainda estou a ler a coleção principal.. Mas ainda bem que gosatste desse filme! :)

    Acho que também gostarei porque quero saber sempre mais sobre o mundo de HP.. PAra alem de que me deste a novidade da presença de Dumbledore (adoro!!!) no próximo filme! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não sou fã de Harry Potter mas adoro o mundo em que a história se passa e tenho lido tanta coisa sobre esse filme que estou até ficando ansiosa pra assisti-lo. Não li esse livro em específico mas só pelos trailers já gostei do protagonista e do seu jeito atrapalhado. Uma pena o início lento mas creio que não deve ser um ponto que desmereça o filme.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  10. Olá amore,
    Que lindeza... t ômega curiosa pra ver esse filme... Invejinha boa de você amoreca...
    Gostei de suas observações e fiquei ainda mais curiosa pra assistir, mais infelizmente a grana tá curta no momento..
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Meus olhos sangram de ver essas postagens, pois ainda não assisti esse filme!
    Curti demais conhecer suas impressões e achei muito legal saber que todos os personagens foram bem construídos, mesmo os secundários. Também gostei de saber que Newt não é o herói da trama.
    Ai, Deus, porque sou pobre e ainda não vi rs?
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Tenho visto elogios de quem assistiu ao filme.
    Achei legal que não faz diferença se leu ou não as obras, que estamos todos no mesmo barco.
    Pretendo assistir e fico feliz em saber que os personagens são bem construídos e caracterizados.
    Desconhecia que seriam 5 filmes e isso me deixou bem intrigada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu li seu post morrendo de medo de ter algum spoiler, mas ufa! Não tem. Muito feliz de saber que gostou desse filme que estou muito ansiosa e pretendo ver muito muito em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá =) J.K. Rowling ficou bem famosa depois de Harry Potter. Porém ainda não li nada da autora, nem Harry Potter cheguei a assistir. Mas quero ler ainda os livros dela. Sobre "Animais Fantásticos e onde habitam" quero muito assistir, estou tentando fugir dos spoiler. Infelizmente aqui na minha cidadezinha não tem cinema e ficar viajando para ir ao cinema para mim é complicado, então o ler o livro quando eu espero para vê o filme é uma boa escolha. Ver você falando do livro e filme apenas aumenta minha vontade. Beijos'

    ResponderExcluir
  15. oi!

    To bem ansiosa para ver esse filme, realmente, a J.K é foda demais. Gostei das suas considerações e acho que o ritmo mais lento faz parte da introdução mesmo do filme, então eu super entendo. Haha. To bem ansiosa para ver, queria ter ido antes, mas a vida adulta me impediu haha

    beijos =)

    ResponderExcluir
  16. Nunca Li Harry Potter e nem nunca vi os filmes. então não conheço o Mundo Magico introduzido por JK, mas como a Jk é apaixonada pela Jane Austen eu ainda irei dar uma chance de ver|ler algo dela...Quem sabe esse filme?!
    BJ bj
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu amo todo o universo de HP e claro que todas as histórias inseridas nesse mundo me cativam e muito. Eu ainda não tive oportunidade de ver o filme mas pretendo ir essa semana.
    Que bom que gostou do filme mesmo achando o início mais lento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Comecei a ler Harry Potter, porém ainda não conclui todos os livros, mas pretendo! Me empolguei quanto a esse filme ao saber que tem o dedo da J.K. Rowling haha. Ainda o início do filme seja um pouco lento, estou bastante ansiosa para ver, principalmente agora que sei que Dumbledore aparece no próximo filme!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  19. Por não conhecer, ler ou mesmo ter visto os filmes do bruxinho, o filme não me interessou. Sei que pareço de outro planeta, mas como ver senão tem atrativos nenhum para mim? Apesar disso sei que a maioria está correndo para os cinemas, ainda que você cite que não tem tantos elementos do HP.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não assisti, acho que verei na segunda-feira, pois é mais barato aqui, seis reais! hahaha
    Eu não ficaria incomodada com o início um pouco lento, pois, no geral, os filmes de HP foram assim, com exceção dos dois últimos.
    Achei a escolha do Eddie ótima, ele é um baita ator! E mal posso esperar a aparição do Dumb! <3 Tão dizendo que até Voldie adolescente vai aparecer...

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Estou ansiosa para ver o filme, mas minha cidade não tem cinema, ou seja, vou ter que esperar um pouquinho mais.
    Já tinha ouvido comentários sobre o filme, falando que ele não tinha toda a energia que os do HP tem, mas não acredito que seja um filme ruim, só acho que todos esperam a volta de HP (e quem não espera, não é? rsrs).
    Beijos.
    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem??? Que legal que é independente. Eu já assisti todos os filmes de H.P mas nunca li nenhum livro porque pra ser bem sincera livro muito descritivo não flui pra mim. TEstou muuuuito afim de ver esse filme e não sabia que seriam 5 :O Preciso sair da caverna e me atualizar mais né? Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Tudo Bem?
    Eu amo o universo bruxo que a J.K criou muito lindo voce disse tudo esse filme foi feito pra nós que crescemos com as historias, é muito adulto e eu adorei o filme.
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  24. Olá :D
    Sou fã de HP. Impossível não amar cada pedacinho da saga e tudo que a rodeia, gostei das suas impressões e amei o Newt (ele é um herói diferente) rsrs
    Concordo com vc que não ter lido HP não atrapalha a compreensão, mas é muito mais legal quando vc compreende as referências :D
    Assisti na pré-estreia e foi mágico!

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Meudeus estou louca para assistir esse filme, fico feliz em ver que ele cumpre a proposta e é ótimo. estou mega curiosa para assistir e ver novamente esse universo criado pela J.K! adorei a resenha.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir