Resenha #104: Skyland - Ilhas ao vento

Título: Skyland – Ilhas ao Vento (livro 1) 
AutorDavid Carlyle
Editora: Fundamento
Nº de Páginas: 248


O mundo que conhecemos não existe mais! Estamos no século 23 e o planeta Terra foi praticamente destruído. O que restou foram grandes blocos que flutuam no espaço desafiando a gravidade - Skyland. E é neles que os homens vivem e lutam pelo bem mais precioso e escasso: a água! Quem controla tudo e todos é a Esfera, uma poderosa organização que detém o monopólio da água e domina o que sobrou da humanidade. Entre os humanos "privilegiados", estão os seijins, pessoas com poderes especiais. A inteligente e intuitiva Valery é uma delas. E, entre os desprovidos de tudo, está Lorenzo, um incansável caçador de água. Mas o que poderia unir os destinos de jovens tão diferentes? O que eles têm em comum? E o que significa o dossiê Carlyle, o documento que Lorenzo encontrou em uma de suas buscas por água? Nesse mundo devastado por uma catástrofe inimaginável, onde reina a luta pela sobrevivência, a chave para o segredo de Skyland precisa ser descoberta. É a única esperança. É a única chance. Ilhas ao Vento é o primeiro volume da trilogia Skyland. Você precisa conhecer esse universo! 

***

Bem pessoal, hoje temos novidades! O Entre livros e Personagens ganhou um novo integrante/colaborador! O nome dele é João Victor Muniz e a resenha de hoje foi escrita por ele. Ele tem 22 anos, cursa letras e vai falar sobre livros e séries por aqui. Como nossos interesses literários são bem distintos, vai ser muito legal para o blog ter uma diversidade de conteúdo e gêneros. Espero que o recebam com todo o carinho ok? Bem, vamos a resenha!!


***

Oi pessoal, o livro que iremos conhecer hoje foi uma baita surpresa para mim, surpreendendo-me positivamente. É um livro pouco conhecido que já estava aqui há bastante tempo e decidi dar uma chance. Vem conferir o que eu achei!

Skyland trata-se de um mundo futurístico, ou melhor, de uma mudança na terra que a dividiu em inúmeros fragmentos, fazendo com que a sociedade se adaptasse a ela e construísse um novo modelo e modo de sobrevivência. A escassez da água é um dos problemas causado por esse fenômeno, levando àqueles que ainda detêm um pouco desse bem precioso a ter o poder nas mãos. Estamos falando da Esfera, uma espécie de governo dessas ilhas, que tem o controle e monopólio de tudo nas mãos. Toda essa organização consistia em uma sociedade totalmente disciplinada a trabalhar para o funcionamento da Esfera e da manutenção das ilhas. Mas é claro que em todas as relações de poder, e estruturas de governo, há coisas que incomodam, insatisfação, exigências, e isso dar um ar conflitante a toda a história.

Como mencionado acima essa leitura me foi uma baita surpresa, pois não imaginava que se tratava de uma ideia tão bem construída, porque além de toda essa ambientação, temos alunos interessantes como Valery, que é uma Seijin, muito inteligente e bastante curiosa, sempre um passo a frente dos seus amigos. Valery é uma garota considerada nerd por sua turma e que, por alguns problemas no instituto em que estudava, é mandada para um instituto mais avançado e intensivo em outra ilha. A menina chama atenção por sua inteligência, e a Esfera já tem planos para a garota, pois ela tem projetos que possam fazer voltar a água a Skyland, no novo instituto ela conhece o professor Tibald que é um Jinsei.

Deixa eu explicar: os jinseis são uma espécie de casta inferior aos seijins, fazendo com os tais “superiores” se sintam melhores que eles, humilhando-os e achando que são seus servos, porém o novo lar de Valery ira quebrar todos esses tabus.

A história além de toda essa estrutura, apresenta grandes conflitos em que conspirações queiram tomar o poder da Esfera e pra isso estão dispostas a qualquer coisa. O livro intercala capítulos que mostram aspectos de pessoas que tem uma vida além do que a Esfera pode mensurar, costumes diferentes e situações complicadíssimas para sobreviver. Dentro de tudo isso com uma escrita precisa e fluida o autor incrementou a história com relações prazerosas de amizades e reviravoltas incríveis, levanta questionamentos sobre o quão longe se vai pelo poder e o quanto a verdade pode ser dura, trata também do quanto a falta de informação pode ser algo que nos faz de escravos de uma elite, e claro umas pitadas de possíveis amores. Este livro é o primeiro de uma trilogia que pelo visto ainda não foi completamente lançada.

Eis aí uma boa história de ficção, um prato cheio que parece complexo, mas que ao mergulharmos nesse tal mundo distópico acabamos não querendo mais sair. Enquanto isso eu sofro aqui torcendo para que venha a continuação e eu possa saber finalmente o futuro dessas conspirações e as conquistas de quem luta para escapar deste sistema.





32 comentários:

  1. Distopia não é bem meu gênero preferido. Pois geralmente eu os acho muito complexos, e não entendo quase nada, pois sou um pouco (muito) lerda. Mas esse parece bom.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco complexo sim, mas a escrita do autor é ótima e bastante fluida. Obrigado!

      Excluir
  2. Oi João, tudo bem?

    Realmente é um livro pouco conhecido, eu particularmente não conhecia, mas gostei da premissa e da capa. Parece que o autor criou um universo incrível!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Realmente é um universo incrível, fiquei bem surpreso, vale a pena a leitura! Obg, bjs.

      Excluir
  3. Ola
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito, especialmente porque não conhecia ainda esse titulo, mas fiquei interessada pela premissa. Os elementos citados por você me chamaram a atenção, seja por conta da ambientação ou personagens e suas considerações. Espero poder ter a oportunidade de ler também!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom!!! Esses elementos fazem tioda a diferença na história.

      Excluir
  4. Olá
    Eu já conhecia a obra, pois ela está em meus desejados kkk. Sou fã do gênero e essa série promete prender muito o leitor. Adorei ler os seus comentários sobre esse primeiro livro, que so me deixou com amei vontade d e adquirir. Sobre a capa, ela é um atraso, na verdade quando o assunto é capa em desenho a editora arrasa dé mais. Até mais ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahh pois é, Manoel! Enquanto isso eu aguardo a continuação! Roendo as unhas!

      Excluir
  5. Eu cruto muito distopia e adorto essa construção toda d emundo, com castas e tal. Acho que seria uma leitura que me interessaria e me prenderia. Amei a empolgação que você inseriu na resenha, me deixou com vontade de largar tudo pra ler.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é realmente surpreendente toda a criação do autor! Que bom, espero que você possa ler logo.

      Excluir
  6. Olá amore,
    De cara esse não é um livro que tenha me chamado muito a atenção não.... mas... quem sabe né! Afinal, curto um cadinho de Distopia... pra descontrair.
    Adorei a resenha e as fotos!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hey, confesso que nunca tinha ouvido falar sobre essa obra e que essa capa não foi capaz de me conquistar muito não. Admito que gostei mais dela no tom preto e branco da última imagem do que na sua versão original. Mas quanto ao enredo eu achei bem interessante e gostei de saber que explora uma protagonista inteligente, o que é um diferencial e tanto, e que ela tem todo esse querer mudar o jeito que as coisas estão. Não sei se eu leria nesse exato momento, mas definitivamente gostaria de ler mais para frente!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  8. Olá João Victor.
    Eu adoro distopia, e achei grandioso o esse universo que o autor nos mostrar com este livro.
    Parabéns novas publicações suas aqui.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Primeiro gostaria de dar as boas vindas ao João Vitor. Tomara que a sua vinda para o blog consiga te fazer feliz e trazer muitas coisas boas.

    E ele já começou se surpreendendo esse livro. Confesso que quando eu vo essa sinopse eu também não fazia ideia que era um livro bem construído como o que você diz ser.

    Gostei e ele vai para a lista de quem sabe um dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas não fiquei interessada na leitura, infelizmente. Achei legal a história parentar sem complexa, mas quando mergulhamos ser algo que passamos a querer cada vez mais.
    Achei a capa lindíssima e, mesmo não querendo ler para mim, vou indicar esse livro para meu irmão, que acredito que gostará e aproveitará a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, mas me interessei. Embora esse tipo de enredo não seja minha praia. Mas já que você disse que é surpreendente, quem sabe eu não me surpreenda também rs Gosto de romper com meus conceitos, já ue a crítica foi positiva, entao por que não!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  12. Olá João, prazer em conhecê-lo!
    Gostei como vc narra sua resenha e até pouco tempo não gostava muito de ficção fantástica mas esse ano acabei lendo vários de parceria e acabei me apaixonando pelo gênero.
    Gostei da premissa deste, mas por ser série vou aguardar a resenha do segundo volume.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Adorei conhecer as suas impressões a respeito dessa obra que era totalmente desconhecida para mim. Acredito que quem curte o gênero deve realmente ser uma boa leitura, mas, como não curto distopias acho que não é uma boa leitura para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi João.
    Eu adoro distopias. Mas não tenho lido muitas ultimamente porque são livros que realmente me prendem e que não consigo parar de ler até chegar ao fim e não estou podendo fazer isso no momento.
    Estou lendo mais romances leves e despretensiosos ultimamente, que, apesar de gostar, não é meu gênero favorito.
    Adorei a dica, vou incluir na lista com um adendo de só ler quando sair a continuação.

    ResponderExcluir
  15. Oi joão,

    Fiquei muito interessada nesse livro, porque eu adoro distopias e fantasias e esse livro me parece ótimo. Adoro quando o mundo parece complexo, mas é muito envolvente e a gente super se prende e entende a obra. Adorei a dica e com certeza anotei.


    bjs!!

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Fico muito feliz que o blog tenha ganhado outro colaborador, que apresenta gostos distintos e isso com certeza irá aumentar a diversidade de obras aqui resenhadas.
    A premissa do livro é bem interessante. Sou apaixonada por ficção científica e estou bem curiosa para conhecer um pouco mais sobre esse mundo distópico criado e como os personagens conseguem sobreviver nele.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Normalmente eu curto bastante distopias, mas essa não chamou muito a minha atenção... Essa coisa de fragmentos da Terra, escassez de água, uma organização controlando tudo não conseguiu chamar muito a minha atenção. Mas mesmo que eu mude de ideia e resolva ler, só vou fazer isso quando todos os livros já tiverem sido publicados, tenho trauma de séries não finalizadas. Não é do feitio da Fundamento deixar séries pela metade, mas mesmo assim não tenho coragem de me arriscar.

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros de ficção ainda mais com uma distopia, vi algumas coisas semelhantes a alguns livros que li de distopia, mais a forma que vc resenhou vez parecer que ele é único, de forma realmente bem complexa, espero em breve ler, para ver o que achou e poder dividir com vcs tbm !

    ResponderExcluir
  19. Olá, adoro essas distopias, fantasias que nos levam a conhecer novos mundos. E confesso que este livro em si, me deixa animado para conhecer todo esse universo de castas e mistérios. Ainda mais pelo livro trazer uma escrita tão gostosa de acompanhar.
    Gosto de acompanhar séries que ainda estão em andamento, gosto de me surpreender a cada lançamento. Fiquei aqui pensando sobre todo esse enredo.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Distopias são minhas histórias preferidas, então sou meio suspeita pra falar que amei ter conhecido esse livro hahaha. Eu acho que já ouvi falar na história, só não me recordo agora. Além de ter amado essa capa, fiquei bem curiosa com a ficção, parece ser bem diferente. Vou colocar na lista e procurar por esse livro logo.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  21. Oie!!!!
    Parabéns por seu novo resenhista! Seja bem vindo João Victor!
    Não conhecia o livro e, como gosto de uma distopia, logo me interessei pelo mesmo. A única coisa que me desanima um pouco é o fato de ser uma série, pois ando a ler tantas séries que fico com medo de embaralhar os enredos em minha cabeça!
    Sobre sua resenha amei o fato de você dar mais detalhes do enredo e não soltar spoilers desnecessários! Essa sim é uma coisa difícil de fazer quando resenhamos algo do qual gostamos!
    No mais fico no aguardo das suas próximas dicas de leitura e espero que lancem logo o livro 2 para que você aplaque um pouco a sua curiosidade!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi João.
    Eu gosto bastante de distopias e histórias que sejam assim mais futurísticas.
    Realmente o livro tem um enredo bem construído.
    Tomara que os demais livros sejam lançados o quanto antes para que você possa lê-los.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas não gostei da capa...haha' sua resenha, porém, conseguiu me deixar curiosa em relação à história. Eu adoro histórias futurísticas, principalmente quando elas parecem ter sido tão bem desenvolvidas assim, como você mencionou. Espero que a continuação saia logo...haha'
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  24. Primeiramente, parabéns pela resenha! Ficou ótima!
    Esse livro me chamou muito a atenção pela capa. Fiquei um tempinho observando a capa e a sensação que tive é de que essa mulher irá sair. kkkkk
    Mas brincadeiras à parte, a capa é realmente linda e o enredo me chamou muito a atenção. Adoro temas futurísticos e com essa necessidade de sobrevivência.
    Sua dica está anotada aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Para, que capa LINDA!
    Eu não conhecia o livro, mas por ser da Fundamento eu acho que vou adorar lê-lo!
    É um gênero que me agrada bastante e sua resenha contribuiu para me deixar curiosa!

    Beijos,
    Tabatha Cuzziol
    Blog e Canal Floretizas - http://floretizas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!!!
    Não conhecia esse livro e jáquero ler na velocidade da luz!! Amei a sinopse e já quero saber como vai ser o desenrolar nesse primeiro livro e também sobre esse dossiê que Lorenzo encontra!! Dica mais que anotada ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/12/resenha-dez-formas-de-fazer-um-coracao.html

    ResponderExcluir
  27. Se não me engano tem o filme desse livro. É muito bacana, porque a fundamento traz obras com um teor complexo e que de certa forma configuram um mundo distópico que chega a nos impressionar. Preciso desse livro!
    Abcs,
    Amanda M.

    ResponderExcluir