Resenha #124: O sol também é uma estrela

Título: O sol também é uma estrela
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 288


Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?
Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje é dia de resenha e vou falar sobre um lançamento do mês de maio da Editora Arqueiro que é “O sol também é uma estrela”, da autora Nicola Yoon! Confesso de antemão que o que chamou minha atenção foi essa capa (quem nunca?) . Felizmente, o conteúdo me surpreendeu e me fisgou em cheio, então vem saber um pouco mais sobre essa história.



Mas aqui vai uma coisa verdadeira: quase tudo no céu noturno emite luz. Mesmo que não possamos ver, a luz está lá. 

O livro começa nos apresentando a história de Natasha, uma Jamaicana de 17 anos que foi para os Estados Unidos com a família quando tinha oito anos de idade. Seu pai tinha o sonho de ser um ator famoso e, para realiza-lo, leva toda a família para viver seu sonho. Entretanto, os anos vão se passando, a grande chance do pai de Natasha nunca aparece.

Em um certo dia ele comete um erro e acaba, inclusive. contando para a polícia que toda sua família vive ilegalmente no país e, por consequência disto, estes vão ser deportados.

Hoje é minha última chance de tentar convencer alguém – ou o destino – a me ajudar a descobrir um modo de ficar nos Estados Unidos.
Só para esclarecer: não acredito em destino. Mas estou desesperada. 

A partir daí, acompanharemos Natasha no seu possível último dia nos Estados Unidos, onde está tentando fazer a última apelação para não ter de voltar à Jamaica.

É neste dia que ela acaba conhecendo Daniel, filho de coreanos, nascido nos Estados unidos, que tem todo seu futuro planejado por seus pais. Seu sonho? Ser poeta. O que os pais esperam? Que seja o estereótipo de coreano perfeito, inteligente, gentil, que se torne médico e entre nas melhores universidades do país. No dia em que conhece a garota, Daniel está com uma entrevista marcada para tentar uma vaga na faculdade de medicina de Yale, a "segunda melhor universidade".


As pessoas repetem essas coisas para que o mundo faça sentido. Secretamente, no fundo do coração, quase todo mundo acredita que existe algum sentido, alguma objetividade na vida. Justiça. Coisas boas acontecem com pessoas boas. Coisas ruins acontecem com pessoas ruins. Ninguém acredita que a vida é aleatória. Meu pai diz que não sabe de onde vem meu ceticismo; mas não sou cética. Sou realista. É melhor ver a vida como ela é, e não como a gente quer que seja. As coisas não acontecem por algum motivo. Elas simplesmente acontecem.

Natasha é cética, pragmática e prática e Daniel é romântico, gentil e sonhador. O encontro dos dois não é amor à primeira vista. É o encontro de dois seres totalmente opostos sendo unidos pelas circunstâncias. A diferença entre os dois e os diálogos super bem desenvolvidos são um ponto alto do livro e estes só são possíveis pelas características que cada um dos personagens desenvolveram ao longo da vida e através das experiências pelas quais passaram e que estão passando. Estes evoluem muito ao longo da trama e nós acompanhamos essas pequenas mudanças se tornarem grandes através de capítulos curtos, muito bem escritos e com a dose certa de humor e emoção.

Além dos pontos de vista citados acima, temos ainda a narrativa do Universo. Não, você não está lendo errado! O Universo tem sua própria voz nessa obra e esse é seu maior diferencial. Aqui não temos só a história romântica dos personagens, vai muito além disso. Neste livro temos a história de cada uma das pessoas tocadas ao longo do dia, através das circunstâncias. Temos a história das pessoas pertencentes ao pano de fundo do enredo, mas, que de alguma maneira são mudadas ou mudam o rumo de todos os acontecimentos.

Além do romance, o livro abrange muitas outras perspectivas e temas. Começamos com a representatividade através de uma personagem principal negra. Pode parecer pouco para alguns, mas, esta é uma pequena mudança que faz diferença. O livro também trata sobre estereótipos, sexismo, sobre preconceito, que fica bem claro quando a personagem vai a uma loja com o Daniel e lhe oferecem um produto para alisar seu cabelo afro volumoso.

Pelo jeito, apenas certos estilos de cabelo são permitidos em reuniões de diretoria. Até minha mãe é culpada desse tipo de sentimento. Ela não ficou feliz quando decidi usar o cabelo afro, dizendo que não parecia uma coisa profissional. Mas gosto do meu afro grandão. Também gostava quando meu cabelo era comprido e relaxado. Fico feliz em ter opções. Elas são minhas.

Temos também a questão da deportação de Natasha, que não é considerada americana o suficiente para ficar nos Estados Unidos, sendo que a única cultura que realmente conhece, com a qual se identifica e que possui referências é a do país e não se considera jamaicana o suficiente para voltar para seu país, já que desconhece a cultura do local e não possui ali nenhuma ligação que lhe faça ter vontade de voltar.

Apesar de ter tido um pouco de dificuldade para pegar ritmo no início da leitura (por não estar habituada com o estilo de narrativa), é um livro delicado, extremamente bem escrito, envolvente, emocionante, fluido e que nos trás questões e questionamentos importantes, nos faz refletir e claro, nos perceber e dar mais atenção aos que estão a nossa volta e as pessoas que tocamos ao longo do dia.

Fica a recomendação deste livro e minha vontade de ler mais obras da autora! Não deixem de comentar ok? Beijos e até o próximo post!


28 comentários:

  1. Olá
    Sua resenha ficou maravilhosa! Esse livro está na minha lista de desejados, especialmente porque só leio bons comentários a respeito e tenho muitas expectativas sobre a trama. Acho bem interessante sobre essa parte da reflexão no decorrer das páginas. Curioso também sobre os pontos de vista, ainda mais sobre o Universo heim?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já li tantas resenhas boas desse livro que não sei como não li ainda.
    Gostei bastante da personalidade da Natasha, ela me pareceu ser bem pé no chão.
    Achei bem legal essa ideia de ter a interação do Universo com os personagens.
    Os diálogos parecem ser bem inteligentes também. Gostei bastante do quotes que escolheu.
    Esta dica já está anotada.

    ResponderExcluir
  3. Oi, que resenha mara. Esse livro também parece ser maravilhoso, estou me sentindo como a unica pessoa que ainda não leu rs Conhecer a Natasha está na lista, mas em breve ainda. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pollyanna!
    Li esse livro recentemente e adorei! Já tem resenha no blog. ^^
    Não tinha como não amar a relação de Dan e Tash. Tão fofos juntos!
    Fui lendo e ficando aflita com o final. Como eles iam ficar juntos???
    Também adorei as falas de outros personagens e do Universo! <3
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu fui toda seca nesse livro e no final não gostei, fique muito triste porque li Tudo e todas as coisas da autora e amei, mas esse achei a narrativa lenta e os capítulos confusos, queria muito ter gostado igual você, mas não rolou mesmo.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Amo demais esse livro! Eu li ele em um dia de tanto que amei a história que a Nicola criou, o jeito que ela narra, como ela desenvolveu a história dos personagens, simplesmente amei tudo!

    BJss

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu gostei muito desse livro, adoro a escrita da Nicola e acho que ela consegue transformar um clichê em uma história imprevisível e toda fofa.
    Espero que esse livro seja adaptado para as telinhas também

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não li esse livro e estou sedenta de vontade. Pois, segundo resenhas alheias,inclusive a sua, sei que ele é emocionante e bem escrito. Sem falar que teremos o filme e não posso ficar pra trás. Quero conhecer esse casal que mexeu com o coração de todos.
    Adorei sua resenha
    Abs
    nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Tenho muitaaaaaaaa vontade de ler esse livro, imagino que seja um daqueles que nos deixam com ressaca literária, kkkk
    Ouço só elogios a escrita e ouvi dizer que sairá um filme (não sei se é verdade). Espero poder ler em breve. *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Acho que vi algo sobre esse livro nas redes sociais, mas não busquei saber a história. Arrependimento bate agora. Não sou o maior fã de romance, mas a história desse me conquistou. Já começa pela narrativa do Universo, algo diferente e que me chamou atenção. Me identifiquei com os dois personagens, a Natasha é bem pé no chão e o Daniel pé na nuvem, sou uma mistura dos dois. Legal saber os temas apresentados durante a história. Fiquei bem interessado na leitura. E sim, essa capa é linda demais <3.
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu já havia lido uma outra resenha desse livro e, pelo que pude constatar tanto pela sua resenha quanto pela outra é que o livro aborda um possível romance, porém ele tem muito conteúdo. Cada um dos personagens principais no caso em questão, Natasha e Daniel têm seus próprios sonhos e desejos a serem alcançados.

    Sua resenha foi ótima!!!

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,

    Tenho visto bastante resenha dessa lindeza aqui.. confesso que a cada resenha fico ainda mais curiosa aqui pra ler.
    Deu pra perceber que se trata de um livro bem bom. Excelente resenha, parabéns!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Li apenas sua opinião sobre o livro porque essa é minha leitura atual e gosto de ir totalmente crua pro enredo.
    Esse é o livro bambambam do momento, e estou em 60% da leitura, e totalmente envolvida. Ao contrário de você não tive dificuldade com o ritmo inicial, achei ele bem fluido e me vejo submersa sempre que pego pra ler.
    O que gostei nele até o momento é justamente a reflexão que ele nos remete.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Essa capa também é linda e me ganha! Tem todo um significado, né? Todas as vezes que vejo as resenhas sobre esse livro, meu amor vai nas alturas! Principalmente por esse lance da representatividade e desconstrução de esteriótipo.

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Esse foi o segundo livro da Nicola que li e simplesmente amo a escrita da autora. O Sol Também é Uma Estrela me surpreendeu em diversas partes, e com tudo o que a autora introduziu na trama, todas as questões que foram abordadas. Espero que ela lance mais livros logo <3 Sua resenha ficou ótima!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,tudo bem?
    Eu li esse livro em abril e estava com uma expectativa altíssima por ter adorado o outro livro da autora, Tudo e todas as coisas. E não é que esse superou todas as minhas expectativas? Eu realmente amei a leitura e agora quero ler tudo que ela escreve.
    Adorei sua resenha e fiquei muito feliz de ver que você também gostou do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro já está entre minhas leituras. Primeiro, a capa também me encanto, e o seu conteúdo, idem. Gosto desses opostos dos personagens e com certeza os temas abordados também são interessantes para discussão. Não vejo a hora de conferir.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Oi Polly, como está?
    Mais uma resenha desse livro e de novo ele me atrai para uma futura leitura. Acho a sinopse e o fato de ter o Universo com um dos narradores simplesmente estupendo! E o desenvolvimento dele em um período de doze horas é uma senhora façanha!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Que bom que você curtiu apesar do estranhamento inicial. Eu amei do início ao filme, pois já conhecia a escrita da autora.
    Eu achei o livro maravilhoso, extremamente inspirador! <3
    Nicola entrou para a minha lista de autores favoritos e espero ansiosamente pelo seu próximo livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olha é a segunda resenha desse livro que leio e que me atrai.
    Gostei bastante da história. Me parece ser realmente muito bom e tenho visto bons comentários sobre ele. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura, porque estou bastante curiosa. Eu acho que se não me engano eu já o tenho em ebook e quem sabe eu faço a leitura assim que der. Parabéns pela sua resenha, porque além de estar muito bem escrita, adorei o foco na sua opinião. Parabéns viu? Se fosse o caso te convidaria para ser resenhista do meu blog (risos)

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-resgate-de-althea-2.html

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Assim como você a primeira coisa que me atraiu nesse livro foi a capa, e é uma marca da editora fazer capas bonitas para o livro dessa autora. Estou bem empolgada para fazer essa leitura, pois ouvi coisas bem legais sobre a história. Além disso, livros românticos sempre são uma boa pedida para mim <3. Quero bastante conhecer a escrita da Nicola.

    ResponderExcluir
  22. Oiii!!
    Esse livro está na minha lista. Gosto muito de histórias que envolvem temas atuais e que sempre nos acrescenta algo a mais. Imigrantes ilegais tem sido bem mais comuns do que antes, geralmente essas pessoas fogem de guerras ou até mesmo da pobreza e buscam uma nova vida. Deve ser muito dificil passar a vida toda morando em um país e de uma hora para outra ter que mudar toda a sua vida por conta de um visto. É muito complicado, por isso vou querer ler com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Já vi várias resenhas ótimas sobre este livro e a sua foi mais uma delas. Também me apaixonei primeiramente pela capa, rs, mas o conteúdo da história parece ser ótimo. Gosto de ler histórias bem originais como esta aparenta ser.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esse livro se tornou meu mais novo queridinho da vida.
    Fiquei contente com sua resenha e feliz por você não ter desistido de fazer a leitura por não ter pegado o ritmo. Acho essa história muito completa e bem trabalhada e, também, uma obra que aquece nosso coração.
    Vou reler muito em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu já li várias resenhas desse livro e cada uma me deixa mais curiosa que a outra. Espero muito poder lê-lo em breve pra poder saber se vou gostar tanto quanto falam por aí. Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá.tua resenha ficou perfeita.estw capa me chama super atenção e comprei hoje este livro .todas as resenhas que li sobre ele foram maravilhosas
    Quero muito ler o mais breve possível.
    Mesmo que a leitura no foi o q vc esperava no início saber que mudou depois que vc pegou o ritmo e achou a escrita maravilhosa.me fez desejar que ele chegue logo rs

    ResponderExcluir
  27. Oiee ^^
    A capa é mesmo um amorzinho, né? Eu tinha gostado bastante de "Tudo e todas as coisas", e estava com expectativas altas para esse livro. A autora me surpreendeu bastante ♥ gostei muuito dos personagens, e mais ainda da história, apesar de eu quase ter chorado a toa no final...hehe' *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  28. oie, que bacana ver que o livro te prendeu. eu tenho visto muitos elogios e cada vez fico mais ansiosa em lê-lo. Gostei de saber que trata todos esses temas como preconceitos, diferenças étnicas, dentre outros, e amei isso de o universo ter uma voz própria, certamente é um grande diferencial. Nunca li essa autora e espero que minha primeira experiência com ela seja positiva.

    ResponderExcluir