Resenha #131: Manual para românticas incorrigíveis

Título: Manual para românticas incorrigíveis
AutorGemma Townley
Editora: Record
Nº de Páginas: 368


Apesar dos protestos de amigos, Kate Hetherington ainda acredita ser possível achar seu príncipe encantado. Quando encontra um antigo guia, intitulado o "Manual para Românticas Incorrigíveis", Kate decide dar uma chance ao seu romantismo e seguir as dicas do livro para encontrar o parceiro ideal. E este será apenas o começo de uma aventura para a qual nenhum manual terá as respostas.

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje a resenha é sobre o livro Manual para românticas incorrigíveis, da autora Gemma Townley, irmã de ninguém mais, ninguém menos que Sophie Kinsella, minha autora favorita do gênero! Já falei sobre ele no canal, nas leituras do mês de janeiro, mas, como sei que tem muita gente que não acompanha as duas redes, vim conversar um pouco sobre ele por aqui também! Bora saber o que achei da leitura?




Se você encontrasse um manual que promete te colocar o amor da sua vida de bandeja em sua frente, você embarcaria nessa leitura?

Kate é uma romântica inveterada que está cansada de esperar pelo “príncipe encantado”, aquele que fara a borboletas de seu estômago se agitarem, suas mãos tremerem e seu sangue ferver. Ela esperou pelo “cara perfeito” por toda vida e, agora com quase trinta anos, começa a se desesperar e perder as esperanças de que esse homem finalmente apareça em sua vida.

Após um papo com seus melhores amigos, Sally e Tom, amigos de longa data que são totalmente o seu oposto, já que são extremamente práticos, ela acaba voltando para casa chateada e descobre um livro no Ebay chamado “Manual Para românticas incorrigíveis” que promete fazer com que ela conquiste o homem do seus sonhos seguindo alguns passos e, caso o livro não traga seu amor, seu dinheiro será devolvido. A proposta tentadora e o impulso de encontrar “A” pessoa fazem com que ela compre o livro e aí toda a nossa história começa.

Kate passa a seguir as regras do livro e encontra um homem que no primeiro momento parece ser o príncipe encantado. Na medida em que a leitura do manual vai avançando, Kate passa a ser uma mulher diferente, colocando Joe em primeiro lugar.


Kate começa então a se questionar se vale tanto a pena mudar quem é para estar com alguém e em meio a suas trapalhadas e confusões ela começa a levantar questionamentos para o leitor sobre amor próprio, pessoa ideal e o suposto par perfeito.


Este é um daqueles romances água com açúcar ótimos para ler em uma tarde, ou naquele momento que você simplesmente quer uma leitura fofa.

Este é um daqueles livros repletos de clichês, que você já adivinha o final nos primeiros capítulos (no meu caso, nos primeiros diálogos rs), mas que te proporciona uma leitura leve, prazerosa e que traz questionamentos bem interessante em meio a risadas e suspiros.

Esta é uma história sobre amadurecimento. É sobre se amar e se aceitar antes de querer ser “perfeita” para alguém. É sobre não esperar um príncipe encantado e sim uma pessoa que some, que agregue amor e coisas boas em sua vida e que te faça feliz.

Um ponto que achei interessante nesse livro é o ponto de vista da amiga de Kate que também é mostrado. Ela é o oposto de Kate, sendo extremamente cética e pragmática. Observando o relacionamento das duas, temos novamente uma mensagem sobre a necessidade de um balanço em relacionamentos.

Estes não são os únicos pontos de vista mostrados na história e esse representa um diferencial da mesma. Temos a visão da personagem principal, dos seus amigos, do suposto príncipe encantado e de diversas outras pessoas, o que nos dá um panorama completo da história.

Resumindo, esta é uma leitura despretensiosa que passa vários ensinamentos enquanto te arranca risadas. É um daqueles livros fofos que você lê em uma sentada, mas, que vai ter um lugarzinho no seu coração por um bom tempo. Tendo isso em vista, fica aqui minha recomendação para os amantes de chick lit e os que querem se aventurar no gênero.

E essa foi a recomendação de hoje pessoal! Espero que tenham gostado e que não deixem de comentar ok? Beijos e até o próximo post!


14 comentários:

  1. Ola
    Gostei muito de poder conferir a sua recomendação. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e fiquei bem interessada, apesar de que, preciso confessar, a capa não tenha me atraido a principio. Imagino mesmo que seja uma leitura despretenciosa, mas com boas mensagens, e o melhor é que ainda consegue ser divertido. Adoro histórias assim e gostaria de ler também!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, não conhecia esse livro, mas amei a resenha. Eu tenho lido pouco desses livros românticos, as vezes faz falta um desses. Gostei da capa, mas pelo título se eu não soubesse do que se tratava acho que não compraria. Mas como já sei, acho que ele pode ir pra minha lista de possível compras

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    é sempre bom ter a mão um livro como esse. As vezes tudo o que precisamos é de uma leitura leve e fofa entre livros mais densos. Confesso que não conhecia o livro, e que apesar de ter entendido seus pontos de vista não cheguei a me interessar de fato pela história, nem mesmo para uma leitura de final de tarde, talvez eu só não esteja no clima de leituras como essa, já que em outros tempos não apenas li como gostei de narrativas semelhantes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Não conhecia a autora e saber que ela é irmã da Sophie me deixou curiosa sobre a escrita dela! Adoro livros do gênero, sempre é uma leitura divertida e fofa para passar o tempo como você falou, apesar do clichê eu adoro uma leitura leve e descontraída, por isso obrigada pela dica!

    Adorei a resenha! e já sou inscrita aqui no blog e canal! <3

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já li "mentirinhas inocentes" da autora e gostei bastante, mas to passada que ela é irmã da Sophie Kinsella, não sabia :o Gostei muito da premissa pois me considero uma romântica que até uns anos atrás também acreditava no príncipe encantado e seguiria o Manual hauahuaa

    ResponderExcluir
  6. Oie! Fiquei louca para ler essa história! Parece ser uma leitura muito divertida e ao mesmo tempo bem tocante, considerando todos os ensinamentos que você comentou que ela passa. Sempre achei interessante discutir sobre a importância de nunca mudar o que você é por causa de uma pessoa. Fiquei empolgada para saber tudo o que a personagem irá aprender e onde tudo isso a levará. Adorei a resenha, gostei muito da indicação!

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da autora, embora sempre leia elogios quanto aos seus livros serem divertidos. Achei a premissa deste aqui interessante e espero poder ler e me divertir também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Adoro livros bem fofos, recheados de clichês, ideal para ler naquele momento que precisamos de uma leitura fofa. Vou anotar essa dica para poder conferir, pois adorei a sua dica e tudo o que passou sobre o livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Já coloquei esse livro na minha listinha de desejos da amazon!
    Adoro leituras leves e previsíveis de vez em quando, pra fugir daqueles livros complexos com temas fortes, pra variar. Adorei sua resenha, dá pra perceber que realmente amou a obra!

    ResponderExcluir
  10. Hey, tudo bem?
    Eu ouço muitos elogios para essa autora, pois acompanho a Aione e ela já falou sobre ela. Esse livro chama minha atenção por conta do título, mas a premissa já não agrada muito, infelizmente. O que achei interessante na sua resenha foi que a autora optou por mostrar o lado da amiga também e isso parece dar uma amplitude muito bacana à história.
    Vou tentar ler, quem sabe eu não possa curtir, não é?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei essa capa bem fofa! Eu não sou muito uma leitora de chick-lit, então a premissa do livro não me atraiu muito. Eu gostei muito de saber do amadurecimento da personagem ao decorrer da história. Enfim, eu adorei a sua resenha, está maravilhosa ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu não conhecia o livro e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Devo dizer que ri com o título e achei a capa bem simpática. Conferindo seus comentários, posso dizer que seria um livro que eu gostaria de ler e que me divertiria com essa trama despretensiosa. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que a Sophie tinha uma irmã que também escreve, que legal. Acredita que eu nunca li um livro da Sophie? Tenho alguns na lista, mas sempre fico adiando. Adoro histórias leves, dessas que fazem a gente dar risada, então é uma boa pedida. Só não curti muito a capa, aliás, também não curto as capas dos livros da Sophie... acho muito parecido com desenhos de criança. Hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Esse livro definitivamente é para mim, tenho mania de ver romance em tudo haha. Adoro chick-lits, são tão gostosos e divertidos de se lerem, sempre uma ótima escolha para sair de uma ressaca ou quando se quer ler algo mais leve. Pelo visto o talento é de família né, estou bem curiosa para conhecer a escrita dessa autora e conhecer a história também. Achei a premissa muito interessante e que com certeza renderá umas boas risadas.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir